UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCURSIVA SOBRE PENSAMENTO ATIVISTA NO TWITTER – O CASO #SOSUES PI

Autores/as

  • Bruno Diego de Resende Castro Universidade Federal do Piauí

Resumen

A presente pesquisa objetiva verificar e analisar a utilização do Twitter na difusão de movimentos ativistas, mais especificamente o movimento realizado em prol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conhecido como “#SOSUESPI”. A base teórica é constituída por Fairclough (2001) que estuda o discurso como uma prática em que os indivíduos agem sobre o mundo e sobre os outros. O corpus é constituído por dez postagens dentre as colhidas entre os dias 29/03/2011 e 30/03/2011 contendo as hashtags #UESPI e #SOSUESPI, obtidas a partir do sistema de busca do microblog. Selecionamos também uma notícia do portal G1, já que muitos tweets se referem a notícias desse site. Verificamos, então, que o Twitter tanto encoraja os indivíduos a compartilharem seu pensamento como favorece a difusão de pensamento. Constatou-se também que a ação do discurso sobre os outros e o mundo é uma constante, visto que, nas postagens, explícita ou implicitamente havia um apelo para o espectador “apoiar a causa” e, ao se observar o volume de postagens, verifica-se a mobilização de muitos tuiteiros partilhando o mesmo pensamento ativista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Diego de Resende Castro, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista REUNI/PROCAD. Integrante do Grupo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso Cataphora.

Cómo citar

DE RESENDE CASTRO, Bruno Diego. UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCURSIVA SOBRE PENSAMENTO ATIVISTA NO TWITTER – O CASO #SOSUES PI. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/786. Acesso em: 6 nov. 2024.