A Aprendizagem como Semiose

Autores/as

  • Lauro Frederico Barbosa da Silveira

Resumen

O autor propõe, à luz da teoria semiótica proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914), que pensar e aprender são termos sinônimos e que todo conhecimento se faz através de signos e somente ocorre em meio à experiência. Como os signos interpretam a realidade determinando uma conduta e esta realidade impõe-se ao sujeito como um desafio, suscitando-lhe o desejo de com ela interagir, então, todo conhecimento se faz por via da interpretação da realidade e implica uma relação afetiva para com o objeto que se procurará representar. Por outro lado, o ensino dedica-se sobretudo à construção de diagramas e ao aprimoramento da experiência interior, sendo assim, o autor ressalta também a importância da matemática como um lugar fundante para as ciências, devido a sua natureza eminentemente ideal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lauro Frederico Barbosa da Silveira

Cómo citar

BARBOSA DA SILVEIRA, Lauro Frederico. A Aprendizagem como Semiose. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 1, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1351. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos