A Aprendizagem como Semiose
Resumo
O autor propõe, à luz da teoria semiótica proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914), que pensar e aprender são termos sinônimos e que todo conhecimento se faz através de signos e somente ocorre em meio à experiência. Como os signos interpretam a realidade determinando uma conduta e esta realidade impõe-se ao sujeito como um desafio, suscitando-lhe o desejo de com ela interagir, então, todo conhecimento se faz por via da interpretação da realidade e implica uma relação afetiva para com o objeto que se procurará representar. Por outro lado, o ensino dedica-se sobretudo à construção de diagramas e ao aprimoramento da experiência interior, sendo assim, o autor ressalta também a importância da matemática como um lugar fundante para as ciências, devido a sua natureza eminentemente ideal.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .