A Ameaça do analfabetismo: uma análise do discurso oficial na década de 1940

Autores/as

  • Natalia de Lacerda Gil

Resumen

O trabalho aqui apresentado refere-se a um esforço de identificação dos modos pelos quais a discussão em torno dos índices de analfabetismo revelados pelo recenseamento populacional de 1940 figurou nos discursos oficiais sobre educação. A partir da análise detida dos artigos publicados entre 1944 e 1952 na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do INEP, buscou-se localizar as discussões que se referiam aos dados estatísticos sobre a população analfabeta no Brasil, identificando-se os argumentos em torno dos números e as ações sugeridas como adequadas à solução do problema. Por um lado, discutia-se nos textos publicados na revista a necessidade de proporcionar a aquisição da leitura e da escrita aos jovens e adultos e, por outro, indicavam-se as preocupações em vista da lenta expansão da escola primária. Também se destacaram no periódico do INEP, as considerações acerca da Campanha de Educação de Adultos levada a efeito em 1947.

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Biografía del autor/a

Natalia de Lacerda Gil

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

Cómo citar

GIL, Natalia de Lacerda. A Ameaça do analfabetismo: uma análise do discurso oficial na década de 1940. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1368. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos