PRIMEIRO, A GENTE TEM QUE CONQUISTAR O ALUNO, SENÃO O ALUNO FOGE: O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
O artigo é resultado da pesquisa, “As concepções curriculares presentes na reflexão dos educadores da educação básica e suas implicações para o processo ensino e aprendizagem” (CNPq/Edital/2008 - Humanas e Sociais Aplicadas). O objetivo deste artigo é analisar as concepções curriculares dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que as concepções de currículos dos docentes da EJA são resultantes de teorias construídas em momentos diversos; verificamos que ainda têm força as concepções das teorias tradicionais que buscam a integração do aluno a essa sociedade, sem questioná-las. Observamos também que as teorias críticas do currículo e as ideias acerca do multiculturalismo têm ganhado espaço no ambiente da EJA, o que vem ao encontro do debate atual sobre a educação, ou seja, de ver a escola como um espaço marcado pela presença de várias culturas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .