A INSUFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS DE CONTENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO
Resumen
A questão da contenção da violência nas escolas públicas tem sido um assunto de crescente relevância desde a década de 1990. Desde então, a escalada da violência tem alertado pais, professores, diretores e especialistas em educação para esse fenômeno que passou a figurar de modo infame entre os temas mais debatidos sobre educação, muitas vezes tornando-se o principal foco de atenção, acima mesmo de outras preocupações referentes à temática político-pedagógica. Este artigo pretende demonstrar, através de um estudo empírico, que a resolução dos conflitos violentos em âmbito escolar passa longe de figurar como a solução para o cenário decadente de esvaziamento de qualquer projeto pedagógico, e que por isso mesmo a resolução da violência escolar não deve ser considerada como um fim em si mesma.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .