Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs), mente do presente-futuro e práticas educativas
Resumen
No artigo, reflete-se sobre a influência das TICs[1]na estruturação da mente humana e os impactos que estão sendo sentidos e verificados na esfera pessoal e psicossocial dos indivíduos. Por meio de pesquisa bibliográfica, procura-se estabelecer um diálogo entre diferentes visões sobre o assunto, levando o leitor a pensar e aprofundar seu olhar sobre a temática. Com aporte em uma análise crítica, busca-se enunciar rumos possíveis para o presente e futuro da educação, pois com tecnologias cada vez mais rápidas e acessíveis alteram-se as formas de ensinar e aprender na contemporaneidade. As instituições escolares e os educadores devem desafiar-se, transformar e ressignificar suas metodologias, para colher com mais eficiência os resultados que almejam na aprendizagem dos alunos.[1] Ao longo do texto, para denominarmos as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs), usaremos também a expressão tecnologias digitais, sem nos preocuparmos com questões semânticas que possam decorrer delas.
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