Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs), mente do presente-futuro e práticas educativas
Resumo
No artigo, reflete-se sobre a influência das TICs[1]na estruturação da mente humana e os impactos que estão sendo sentidos e verificados na esfera pessoal e psicossocial dos indivíduos. Por meio de pesquisa bibliográfica, procura-se estabelecer um diálogo entre diferentes visões sobre o assunto, levando o leitor a pensar e aprofundar seu olhar sobre a temática. Com aporte em uma análise crítica, busca-se enunciar rumos possíveis para o presente e futuro da educação, pois com tecnologias cada vez mais rápidas e acessíveis alteram-se as formas de ensinar e aprender na contemporaneidade. As instituições escolares e os educadores devem desafiar-se, transformar e ressignificar suas metodologias, para colher com mais eficiência os resultados que almejam na aprendizagem dos alunos.[1] Ao longo do texto, para denominarmos as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs), usaremos também a expressão tecnologias digitais, sem nos preocuparmos com questões semânticas que possam decorrer delas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .