Qual o lugar da diferença numa escola sem partido?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p617-635

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções sobre as relações entre escola e diferenças veiculadas pelo Movimento Escola Sem Partido. Para isso, examinamos o conteúdo de dois dos PLs que restringem a autonomia docente em sala de aula: o PL 1411/2015 e o PL 867/2015; uma fala do coordenador do Movimento Escola Sem Partido, Miguel Nagib, na audiência pública do PL 7.180; e três textos contidos no Blog De olho no livro Didático de Orley José da Silva, listado na página inicial do site do Movimento Escola Sem Partido. Entendemos que o tema das diferenças e identidades culturais é objeto privilegiado de elaborações dentro do movimento e que isso é feito em diálogo com a produção acadêmica sobre o tema. Esse diálogo, no entanto, acontece de maneira enviesada e em direta contradição com a produção científica sobre o assunto. Ao questionarmos o lugar da diferença na escola a partir de uma perspectiva conceitual que dá centralidade à dimensão cultural dos currículos, percebemos o Escola Sem Partido como um discurso que busca ser uma política cultural com forte impacto sobre as práticas curriculares.

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Biografía del autor/a

Fernanda Pereira de Moura, Secretaria Municipal de Educação - SMERJ

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em História também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), É professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Cinthia Monteiro de Araujo, UFRJ

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde também adquiriu o título de mestre em Educação. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, Educação em Direitos Humanos e Educação Intercultural. Atualmente atua também como vice-coordenadora do PPGEH - núcleo UFRJ do ProfHistória Nacional.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

DE MOURA, Fernanda Pereira; ARAUJO, Cinthia Monteiro de. Qual o lugar da diferença numa escola sem partido?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n3p617-635. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3242. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Escola sem Partido