História ambiental e ensino de história:

uma experiência de Nowtopia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p137-156

Resumen

O artigo trata da experiência de ensino realizada na disciplina “Tópicos Especiais I”, na graduação em História - Licenciatura da Universidade do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, em 2015, no campus de Coronel Vivida, oeste do Paraná. Houve uma interessante interação entre Ensino de História e História Ambiental, em que foram trabalhados conteúdos significativos para os alunos, a partir do contexto da região em que estavam inseridos. A disciplina foi orientada pela problemática de abordar a história ambiental de forma a superar a narrativa dominante de destruição da natureza pelo ser humano. Nessa perspectiva, o conceito de Nowtopia possibilitou o aprendizado de relações humanos-natureza que rompem com a lógica consumista e individualista do mercado, e constroem relações de respeito e proteção ao ambiente, no sentido de ir além da concepção preponderante de disjunção entre sociedade e natureza, visando contribuir na formação dos acadêmicos como futuros professores de história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenita Malta Pereira, UFSC

Doutora em História UFRGS. Professora de História na UFSC.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

PEREIRA, Elenita Malta. História ambiental e ensino de história:: uma experiência de Nowtopia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p137-156. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3517. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,