Crianças e natureza

um estudo sobre representações de infância contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p791-806

Resumen

El artículo tiene como principal objetivo problematizar las representaciones infantiles vinculadas con lo que llamamos «infancia verde», las cuales fueron difundidas en publicaciones del sitio web Catraquinha, dirigido a padres, madres, responsables y educadoras/es. Para comenzar los análisis, se seleccionaron 91 artículos publicados entre junio y diciembre de 2016, cuyos títulos contenían las palabras infancia(s) o niño(s). A partir del campo teórico de los Estudios Culturales en Educación, de carácter posestructuralista, los análisis se centraron en la discusión sobre la necesidad de establecer una relación entre los niños y la naturaleza, con el propósito de generar individuos consumidores de una idea «verde»: como el uso de tecnologías sustentables, el consumo de productos orgánicos y el goce de una vida sana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina da Silva Severo, Universidade Luterana do Brasil

Mestra em Educação (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Estudos Culturais) da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na linha de "Infância, Juventude e Espaços Educativos", Especialista em Coordenação Pedagógica: construção coletiva entre Supervisão Escolar e Orientação Educacional e Licenciada em Pedagogia (Licenciatura Plena), ambas pela Universidade Luterana do Brasil. Possui os níveis I, II e III em LIBRAS pelo Instituto de Pesquisa em Acessibilidade da ULBRA. Atualmente, é professora da Rede Municipal de Educação da cidade de São Leopoldo atuando com turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Em 2009/2010, realizou doutorado sanduíche, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (UB), sob supervisão de Fernando Hernández. Em 2017/2018, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Bolonha, sob supervisão de Lucia Balduzzi. É pesquisadora e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA).

Publicado

2019-12-09

Cómo citar

SEVERO, Carolina da Silva; GUIZZO, Bianca Salazar. Crianças e natureza: um estudo sobre representações de infância contemporânea. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p791-806. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3559. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Formação Humana e Educação: perspectivas contemporâneas