Profesores de Educación Ambiental y Geografía
entrevistas narrativas sobre prácticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676Palabras clave:
Enseñanza de la geografía, Educación ambiental, Investigación narrativaResumen
Este artigo é resultado de um estudo realizado em 2018, com o objetivo de demonstrar práticas e abordagens pedagógicas voltadas para a questão ambiental por professores de dois cursos de graduação em Geografia. Como recurso metodológico, busca-se despir os trajes dos professores ou o método escolhido foi a entrevista narrativa, pois se mostra um recurso de pesquisa qualitativa que permite conjugar histórias de vida, motivações e compreensão das ações dos professores em sala de aula. Para sua realização, foram entrevistados 35 professores de diferentes instituições (ensino fundamental, médio e superior), de cinco regiões brasileiras. Os resultados da pesquisa buscam traçar, descascar as lentes dos professores, um breve panorama do ensino da Educação Ambiental (EA), dos nossos cursos de Geografia e contribuir para a reflexão sobre novas práticas e processos de ensino e aprendizagem.Palabras-clave: Enseñanza de geografía. Educación ambiental. Investigación narrativa.
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