Pedagogía de las diferencias y formación del profesorado en tiempos de necropolítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230

Palabras clave:

Formación docente, Diferencias, Necropoder, Escuelas cívico-militares

Resumen

El artículo analiza una propuesta para la formación docente centrada en la llamada Pedagogía de las diferencias y destaca los principales significados construidos y sacados a la luz en este proceso de enseñanza-aprendizaje, en tiempos de militarización de la enseñanza en Brasil. En este contexto, los principales resultados de un proceso de capacitación docente muestran que algunos movimientos de (re) invención de la escuela y el plan de estudios se hacen posibles a través de la agencia de los deseos de quienes hacen la escuela y de quienes trabajarán profesionalmente, en particular, hacia la asunción de diferencias como una forma de resistir la necropolítica.

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Biografía del autor/a

Heloisa Andreia de Matos Lins , Faculdade de Educação da UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP (Depto.de Psicologia Educacional). Membro das Linhas de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação e Educação e Ciências Sociais, assim como do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA (Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial) - onde coordena o Grupo de Estudos Mídias, Infâncias e Diferenças, GEMID - e do Grupo de Pesquisa DIS - Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância. 

 

Gabriela Antunes Marques, Faculdade de Educação da UNICAMP

Estudante do curso de Graduação em Letras da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas – habilitação ensino-aprendizagem de Português como segunda língua. Desenvolve pesquisa sobre a variedade e diversidade do Português Brasileiro, assim como sobre Português em contexto acadêmico para indígenas.

Homero Dantas Ragnane, Faculdade de Educação da UNICAMP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela UNICAMP. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica na área da Antropologia com ênfase nos estudos de gênero e demais marcadores sociais da diferença articulados ao Candomblé junto ao Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/UNICAMP. 

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

LINS , Heloisa Andreia de Matos; MARQUES, Gabriela Antunes; RAGNANE, Homero Dantas. Pedagogía de las diferencias y formación del profesorado en tiempos de necropolítica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 211–230, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3814. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda