La escuela y yo

los significados que los jóvenes trabajadores informales atribuyen a sus procesos de escolarización

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4119

Palabras clave:

procesos de escolarización, historias de vida, fracaso escolar.

Resumen

Las altas tasas de trabajadores informales que ocupan las calles de los grandes centros urbanos han sido un fenómeno históricamente ligado a la pobreza y las desigualdades socioeconómicas que amplifican la vulnerabilidad social. Con base en esto, el artículo presenta la experiencia de investigación que investigó las trayectorias escolares de jóvenes y adultos en situaciones de trabajo informal. Desde la metodología cualitativa, utilizando procedimientos de historias de vida a través de entrevistas, se buscó comprender los significados que estos trabajadores atribuyen a sus procesos de escolarización. El análisis de los datos indicó la ausencia de vínculos entre los entrevistados y los conocimientos y culturas escolares, así como la trascendencia del fracaso escolar como algo individualizado y con escasa conexión con el mundo escolar.

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Biografía del autor/a

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Educação de Doutorado em Educação pela mesma universidade. Atualmente coordena o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e integra o Grupo de Pesquisa 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, avaliação, festas escolares, práticas da vida escolar e teorias pedagógicas.

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação e no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisas na linha Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão sobre os seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa em processos educativos e perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Membro do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e do NEAB - Núcleo de estudos Afro-brasileiros da Unifesp. 

Publicado

2023-03-22

Cómo citar

CÂNDIDO, Renata Marcílio; MARTINS, Edna. La escuela y yo: los significados que los jóvenes trabajadores informales atribuyen a sus procesos de escolarización. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023001, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4119. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4119. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda