A escola e eu
os sentidos atribuídos por jovens trabalhadoras informais aos seus processos de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4119Palavras-chave:
processos de escolarização, histórias de vida, fracasso escolar.Resumo
Os altos índices de trabalhadores informais que ocupam as ruas dos grandes centros urbanos têm sido um fenômeno historicamente ligado à pobreza e às desigualdades socioeconômicas que ampliam a vulnerabilidade social. Com base nisso, o artigo apresenta a experiência de pesquisa que investigou trajetórias de escolarização de jovens e adultos em situação de trabalho informal. A partir de metodologia qualitativa, utilizando procedimentos de histórias de vida por meio de entrevistas, buscou-se compreender os sentidos atribuídos por trabalhadoras aos seus processos de escolarização. A análise dos dados indicou a ausência de vínculos entre as entrevistadas e os saberes e as culturas escolares, assim como a significação do fracasso escolar como algo individualizado com pouca ligação com o mundo da escola.
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Direitos de Autor (c) 2023 Renata Marcílio Cândido, Edna Martins
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