Alfabetización científica y popularización de la ciencia

aportes y desafíos para la valorización de la enseñanza de las ciencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4853

Palabras clave:

alfabetización científica, popularización de la ciencia, negación de la ciencia.

Resumen

La pandemia provocada por la Covid-19 y el negativismo científico que se vio en las calles y en las redes sociales provocó reflexiones sobre la importancia de la educación científica crítica. Así, a través de este ensayo, buscamos reflexionar sobre los aportes y desafíos de la Alfabetización Científica y la Divulgación Científica en la enseñanza de las ciencias naturales para la formación de ciudadanos críticos. El texto también problematiza la importancia de la educación en ciencia y tecnología en una sociedad dominada por intereses económicos. Al tratarse de un ensayo, la metodología se configura como una investigación bibliográfica teórico-conceptual. La conclusión de las discusiones realizadas indica que la Alfabetización Científica y la divulgación de la ciencia son prometedoras y pueden contribuir a la formación crítica de estudiantes que actuarán en la sociedad con conocimiento científico, responsabilidad y autonomía de pensamiento.

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Biografía del autor/a

Michell Pedruzzi Mendes Araújo , Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Capes 5 e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Capes 5. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, síndromes cromossômicas, subjetividade, constituição identitária e ensino de Ciências da Natureza.

Viviana Borges Corte , Universidade Federal do Espírito Santo

Professora associada no Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora permanente no Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFES) e no PROFBIO - mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional NO. 32001010175P5. Atua como professora nas disciplinas relacionadas a Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal, Germinação de sementes, Propagação Vegetal e Divulgação Científica. Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal. 

Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura. Mestre e doutora em Educação para a Ciência, com área de concentração em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG.

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

ARAÚJO , Michell Pedruzzi Mendes; CORTE , Viviana Borges; GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi. Alfabetización científica y popularización de la ciencia: aportes y desafíos para la valorización de la enseñanza de las ciencias. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022044, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4853. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4853. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas