Alfabetização científica e popularização da ciência
contribuições e desafios à valorização da educação científica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4853Palavras-chave:
alfabetização científica, popularização da ciência, negacionismo científico.Resumo
A pandemia causada pela Covid-19 e o negacionismo científico presenciado nas ruas e nas redes sociais provocaram reflexões acerca da importância de uma educação científica crítica. Dessarte, por meio do presente ensaio, procurou-se tecer reflexões acerca das contribuições e dos desafios da Alfabetização Científica e da Popularização da Ciência no ensino de ciências da natureza para a formação de cidadãos críticos. O texto também problematiza a importância da educação em ciência e tecnologia em uma sociedade dominada por interesses econômicos. Por se tratar de um ensaio, a metodologia configura-se como pesquisa bibliográfica teórico-conceitual. A conclusão, a partir das discussões realizadas, apontam que a Alfabetização Científica e a popularização da ciência são promissoras, podendo contribuir para a formação crítica de estudantes que atuarão na sociedade com conhecimento científico, responsabilidade e autonomia de pensamento.
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