NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Eliete Jussara Nogueira
  • Luiz Fernando Gomes
  • Maria Lúcia de Amorim Soares

Resumen

Este trabalho discute a netnografia, um neologismo que designa uma abordagem metodológica para pesquisa etnográfica em ambientes virtuais, e sua aplicação no contexto educacional. O texto apresenta algumas das principais características da netnografia, aponta diferenças entre esta e a pesquisa etnográfica tradicional e discute questões cruciais dessa abordagem, tais como as noções de espaço, de comunidade virtual e princípios éticos que a norteiam. Ao final, apresenta uma reflexão sobre a importância de novas propostas metodológicas para pesquisas no cotidiano escolar que dêem conta das formas atuais de comunicação, de educação e de toda complexidade e dinamismo das relações sociais na escola e fora dela, tanto na ausência quanto na presença da tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliete Jussara Nogueira

Luiz Fernando Gomes

Maria Lúcia de Amorim Soares

Cómo citar

NOGUEIRA, Eliete Jussara; GOMES, Luiz Fernando; SOARES, Maria Lúcia de Amorim. NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/696. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos