NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Eliete Jussara Nogueira
  • Luiz Fernando Gomes
  • Maria Lúcia de Amorim Soares

Resumo

Este trabalho discute a netnografia, um neologismo que designa uma abordagem metodológica para pesquisa etnográfica em ambientes virtuais, e sua aplicação no contexto educacional. O texto apresenta algumas das principais características da netnografia, aponta diferenças entre esta e a pesquisa etnográfica tradicional e discute questões cruciais dessa abordagem, tais como as noções de espaço, de comunidade virtual e princípios éticos que a norteiam. Ao final, apresenta uma reflexão sobre a importância de novas propostas metodológicas para pesquisas no cotidiano escolar que dêem conta das formas atuais de comunicação, de educação e de toda complexidade e dinamismo das relações sociais na escola e fora dela, tanto na ausência quanto na presença da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Jussara Nogueira

Luiz Fernando Gomes

Maria Lúcia de Amorim Soares

Downloads

Como Citar

NOGUEIRA, Eliete Jussara; GOMES, Luiz Fernando; SOARES, Maria Lúcia de Amorim. NETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/696. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos