Políticas públicas da educação em Guiné-Bissau
desafios para a conquista do direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4184Palavras-chave:
o direito à educação na Guiné-Bissau, políticas públicas da educação, neoliberalismo.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir os desafios para a conquista do direito à educação na Guiné-Bissau, por meio das políticas públicas, durante o período pós-independência. Essa reflexão torna-se necessária no sentido de elucidar a realidade social contemporânea deste país em termos da garantia desse direito social voltada para a população guineense. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: i) o exame de documentos oficiais; ii) a realização da pesquisa bibliográfica e iii) a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que para a efetividade da garantia do direito à educação relacionada ao acesso e permanência de toda população guineense, conforme previsto nos marcos legais analisados, há um longo caminho de construção do processo democrático a ser percorrido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .