Uma análise dos discursos de professores de Educação Física sobre trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5077Palavras-chave:
trabalho pedagógico, educação física, educação.Resumo
O objetivo foi analisar os discursos dos professores de Educação Física sobre o trabalho pedagógico que realizam em uma rede municipal do interior do RS. Para produção de dados foi realizada entrevista semiestruturada com 14 professores da Rede de um município da região central do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas tendo como referência as categorias do Materialismo Histórico Dialético: totalidade, historicidade, contradição, mediação e práxis. Também foram consideradas as categorias de conteúdo: Trabalho pedagógico, Sentidos e Educação Física. Compreendeu-se que os professores produzem os sentidos do trabalho pedagógico por meio da descrição de desafios e possibilidades, por meio dos quais se tornam professores. Portanto, a produção dos sentidos do trabalho pedagógico ocorre a partir da relação dialética entre trabalho, significados e tornar-se professor, num movimento contínuo que ocorre no interior da escola durante o trabalho pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .