Despovoamento e resistência originária
identidade, educação e cultura (UFAM/Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5167Palavras-chave:
resistência originária, identidade, educação.Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender como o originário relaciona as conexões ideológicas existentes com a sociedade não originária e a educação escolar originária, abordando as lutas e conquistas dos povos originários por meio dos movimentos de resistência e da revitalização dos modos próprios e identidade do ser Pupỹkary. Por meio dos enredos, apresentar-se-á o depoimento de uma liderança Pupỹkary, no qual aborda o que é ser originário frente as reflexões históricas e as contextualizações do sistema da educação escolar do Sul do Amazonas. Os efeitos da violência sofrida trazem como consequências o silenciamento da própria identidade e alienação sobre sua própria história. Dessa forma, para as abordagens, o estudo apresenta dados da entrevista com um representante e liderança Pupỹkary que mora na zona urbana (Lábrea-AM), em consonância com a cosmovisão acerca da identidade, educação e cultura.
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