A terminalidade humana e a morte sob o olhar de docentes médicos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5200Palavras-chave:
morte, medicina, educação em saúde.Resumo
Este artigo resulta da pesquisa de campo, exploratória, com método misto de coleta e análise de dados, realizada com docentes médicos, com o objetivo de diagnosticar e compreender como o tema da terminalidade humana e da morte são tratados no curso de graduação de medicina, com vistas a pensar na educação para a morte na formação acadêmica do estudante, bem como na prática dos docentes médicos. Para tanto, a amostra foi formada por 20 participantes voluntários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário via Google Forms, com vinte e seis questões. A análise dos dados qualitativos foi de conteúdo, e os dados quantitativos foram expressos por frequência e porcentagem. Os resultados apontam que os médicos buscam informações e procuram inteirar-se sobre o assunto, apesar de terem sido muito objetivos ao definir a morte. Ainda, muitos revelam que esse tema não foi tratado na sua graduação e, portanto, consideram relevante preparar o estudante nesta direção.
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