Violência nas escolas e implementação de políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5227Palavras-chave:
educação, direito, políticas públicas.Resumo
O artigo objetiva refletir e fundamentar a problemática da violência escolar dentro do paradigma social e jurídico, bem como discutir a efetividade da legislação e a implementação de políticas públicas no âmbito educacional. Para tanto, utilizou-se o método materialista histórico-dialético, com abordagem interpretativa, baseada, principalmente, em obras de diversos autores da área da Educação e Direito. O tema escolhido ressalta a mudança de visão das esferas governamentais quanto aos aspectos da violência escolar, de modo a constituir ferramentas eficazes no combate à violência considerando não só a escola, mas todos os seus agentes, em especial os professores e a sua formação acadêmica, para um eficaz controle na prevenção, combate e resolução de litígios que envolvam a violência nas escolas. Portanto, é notório que ainda há muito a ser pensado, reformulado e desenvolvido dentro das escolas, visto que a violência é um problema complexo que requer uma abordagem integrada e multifacetada, dos órgãos federias, estaduais e Municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .