Violência nas escolas e implementação de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5227

Palavras-chave:

educação, direito, políticas públicas.

Resumo

O artigo objetiva refletir e fundamentar a problemática da violência escolar dentro do paradigma social e jurídico, bem como discutir a efetividade da legislação e a implementação de políticas públicas no âmbito educacional. Para tanto, utilizou-se o método materialista histórico-dialético, com abordagem interpretativa, baseada, principalmente, em obras de diversos autores da área da Educação e Direito. O tema escolhido ressalta a mudança de visão das esferas governamentais quanto aos aspectos da violência escolar, de modo a constituir ferramentas eficazes no combate à violência considerando não só a escola, mas todos os seus agentes, em especial os professores e a sua formação acadêmica, para um eficaz controle na prevenção, combate e resolução de litígios que envolvam a violência nas escolas. Portanto, é notório que ainda há muito a ser pensado, reformulado e desenvolvido dentro das escolas, visto que a violência é um problema complexo que requer uma abordagem integrada e multifacetada, dos órgãos federias, estaduais e Municipais.  

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Biografias Autor

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Mestranda em Educação pela UFMS. Docente do Curso de Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Rui Barbosa.

Larissa Satie Fuzishima Komuro , Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB

Possui mestrado em Direito pelo Centro Universitário Toledo, Graduação em Direito pela Faculdades Integradas de Três Lagoas. Atualmente é professora dos cursos de Direito e Psicologia e coordena o curso de Direito das Faculdades Integradas Rui Barbosa.

Angelo Raphael Mattos, Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB

Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo PPG San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP-Marília. Pesquisador na Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Professor nas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB).

Publicado

2024-08-21

Como Citar

SHIMADA, Maria Fernanda Paci Hirata; KOMURO , Larissa Satie Fuzishima; MATTOS, Angelo Raphael. Violência nas escolas e implementação de políticas públicas . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024019, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5227. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5227. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda