Influência do PIBID na escolha pela carreira docente
o que dizem os ex-bolsistas egressos de um curso de Licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5300Palavras-chave:
formação de professores, contribuições do PIBID, iniciação à docência.Resumo
O presente artigo objetiva analisar a influência da participação no PIBID para a escolha da carreira docente. Para tal, foram aplicados questionários aos ex-bolsistas egressos de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal do norte do Paraná. O link do questionário foi enviado via e-mail para 41 ex-bolsistas egressos do curso em questão, dos quais, 33 responderam. O questionário era composto por perguntas abertas e fechadas sobre: o tempo de permanência no Programa; a influência da participação na escolha pela carreira docente; pontos positivos e negativos do Programa; a experiência e a contribuição do PIBID para a atuação profissional desses ex-bolsistas. No presente artigo, propomo-nos a analisar as respostas dos participantes para uma única pergunta, que se refere à motivação do estudante em seguir a carreira docente. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo e as 62 Unidades de Análise puderem ser agrupadas em 5 categorias emergentes: Convívio no contexto escolar; Vivência da profissão docente; Estímulo à carreira docente; Aprimoramento da formação inicial; Desinteresse. Por meio delas foi possível evidenciar a influência do PIBID para a escolha dos ex-bolsistas egressos em seguir a carreira docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .