Competências socioemocionais no contexto escolar
um estudo de revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5457Palavras-chave:
socioemocional, parâmetros de avaliação, aprendizagem integral.Resumo
Historicamente, os currículos escolares sempre privilegiaram o cognitivo, o que faz o aluno perceber que a única preocupação da escola se encontra nas notas oriundas de avaliações. Porém, com a pro-mulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), houve um novo olhar para a ques-tão socioemocional dos alunos, apesar dos parâmetros de avaliação questionados por alguns autores para a realidade brasileira. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar discussões sobre o socioemocional para o desenvolvimento do aluno. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foram recuperados 24 (vinte e quatro) estudos ao total, sendo 1 (uma) dissertação e 23 (vinte e três) artigos produzidos entre os anos de 2011 e 2023. Como resultados, foram selecionados 8 (oito) arti-gos concernentes à pesquisa e pode-se discutir sobre os trabalhos selecionados. Percebeu-se que os estudos acreditam que a escola continua se a preocupar com o socioemocional, pois interfere na aprendizagem e consequentemente no futuro dos alunos, 25% das pesquisas questionou os parâme-tros utilizados para avaliar o socioemocional do aluno brasileiro. Pode-se concluir que os estudos selecionados abordam a importância de refletir sobre o socioemocional discente, pois contribuem para melhores experiências educacionais, também se ressalta que os estudos que aplicaram instru-mentos de pesquisas estrangeiros, obtiveram resultados positivos e, há os estudos, que acreditam que a aplicação de modelos de avalições do socioemocional podem estereotipar os participantes.
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