Competências socioemocionais no contexto escolar
um estudo de revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5457Palavras-chave:
socioemocional, parâmetros de avaliação, aprendizagem integral.Resumo
Historicamente, os currículos escolares sempre privilegiaram o cognitivo, o que faz o aluno perceber que a única preocupação da escola se encontra nas notas oriundas de avaliações. Porém, com a pro-mulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), houve um novo olhar para a ques-tão socioemocional dos alunos, apesar dos parâmetros de avaliação questionados por alguns autores para a realidade brasileira. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar discussões sobre o socioemocional para o desenvolvimento do aluno. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foram recuperados 24 (vinte e quatro) estudos ao total, sendo 1 (uma) dissertação e 23 (vinte e três) artigos produzidos entre os anos de 2011 e 2023. Como resultados, foram selecionados 8 (oito) arti-gos concernentes à pesquisa e pode-se discutir sobre os trabalhos selecionados. Percebeu-se que os estudos acreditam que a escola continua se a preocupar com o socioemocional, pois interfere na aprendizagem e consequentemente no futuro dos alunos, 25% das pesquisas questionou os parâme-tros utilizados para avaliar o socioemocional do aluno brasileiro. Pode-se concluir que os estudos selecionados abordam a importância de refletir sobre o socioemocional discente, pois contribuem para melhores experiências educacionais, também se ressalta que os estudos que aplicaram instru-mentos de pesquisas estrangeiros, obtiveram resultados positivos e, há os estudos, que acreditam que a aplicação de modelos de avalições do socioemocional podem estereotipar os participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .