Competências socioemocionais no contexto escolar

um estudo de revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5457

Palavras-chave:

socioemocional, parâmetros de avaliação, aprendizagem integral.

Resumo

Historicamente, os currículos escolares sempre privilegiaram o cognitivo, o que faz o aluno perceber que a única preocupação da escola se encontra nas notas oriundas de avaliações. Porém, com a pro-mulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), houve um novo olhar para a ques-tão socioemocional dos alunos, apesar dos parâmetros de avaliação questionados por alguns autores para a realidade brasileira. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar discussões sobre o socioemocional para o desenvolvimento do aluno. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foram recuperados 24 (vinte e quatro) estudos ao total, sendo 1 (uma) dissertação e 23 (vinte e três) artigos produzidos entre os anos de 2011 e 2023. Como resultados, foram selecionados 8 (oito) arti-gos concernentes à pesquisa e pode-se discutir sobre os trabalhos selecionados. Percebeu-se que os estudos acreditam que a escola continua se a preocupar com o socioemocional, pois interfere na aprendizagem e consequentemente no futuro dos alunos, 25% das pesquisas questionou os parâme-tros utilizados para avaliar o socioemocional do aluno brasileiro. Pode-se concluir que os estudos selecionados abordam a importância de refletir sobre o socioemocional discente, pois contribuem para melhores experiências educacionais, também se ressalta que os estudos que aplicaram instru-mentos de pesquisas estrangeiros, obtiveram resultados positivos e, há os estudos, que acreditam que a aplicação de modelos de avalições do socioemocional podem estereotipar os participantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Suellen dos Santos Cruz , Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Amapá. Mestranda em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva- PROFEI/UNIFAP. É professora concursada do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amapá.

Karilane Maria Silvino Rodrigues, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Christus, mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é vice coordenadora do mestrado profissional em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do curso de Medicina da UNIFAP. Tem experiência na área de Anatomia e Fisiologia Humana e Educação Inclusiva.

Publicado

2024-09-23

Como Citar

CRUZ , Suellen dos Santos; RODRIGUES, Karilane Maria Silvino. Competências socioemocionais no contexto escolar: um estudo de revisão bibliográfica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024040, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5457. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5457. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica