CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO À ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Graziela Giusti Pachane
  • Almiro Schulz

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como marco da educação superior vem sendo estudada há anos, não sem divergências. Entre outros questionamentos, tem sido levantada a dúvida sobre se caberia ao professor universitário, em âmbito individual, assumir a responsabilidade por esta integração ou se caberia às instituições como um todo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A resposta tem tendido à primeira alternativa, em especial no que concerne a relação ensino pesquisa. Assim, uma nova questão se coloca: de que maneira o professor universitário, em sua prática cotidiana, pode cumprir esse papel articulador? Ao longo do texto, buscamos argumentar, com base em estudos teóricos e no relato de uma experiência, que a pesquisa-ação pode ser uma alternativa, embora não a única, capaz de permitir a articulação entre as três componentes da atividade docente no âmbito universitário, em especial em relação à formação de professores para a educação básica.

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Biografia do Autor

Graziela Giusti Pachane

Almiro Schulz

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Como Citar

PACHANE, Graziela Giusti; SCHULZ, Almiro. CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO À ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/698. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos