CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO À ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como marco da educação superior vem sendo estudada há anos, não sem divergências. Entre outros questionamentos, tem sido levantada a dúvida sobre se caberia ao professor universitário, em âmbito individual, assumir a responsabilidade por esta integração ou se caberia às instituições como um todo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A resposta tem tendido à primeira alternativa, em especial no que concerne a relação ensino pesquisa. Assim, uma nova questão se coloca: de que maneira o professor universitário, em sua prática cotidiana, pode cumprir esse papel articulador? Ao longo do texto, buscamos argumentar, com base em estudos teóricos e no relato de uma experiência, que a pesquisa-ação pode ser uma alternativa, embora não a única, capaz de permitir a articulação entre as três componentes da atividade docente no âmbito universitário, em especial em relação à formação de professores para a educação básica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .