RELAÇÕES (INTER) DISCURSIVAS NO PERCURSO HIPERTEXTUAL: ENTRE A HISTORICIDADE E A INOVAÇÃO

Autores

  • Juçara Moreira Teixeira Universidade Federal Minas Gerais.

Resumo

Neste trabalho, propomos uma análise das relações estabelecidas entre hipertextos nos percursos de leitura abertos pelos links. A partir dos estudos sobre a internet e o hipertexto e a Análise de Discurso, realizamos um estudo de caso em uma revista eletrônica feminina. Concluímos que os hipertextos se ligam discursivamente por meio de enunciados pertencentes a formações discursivas contíguas, não admitindo, no percurso  de leitura, o diálogo entre discursos que contradizem a(s) visão(ões) que se deseja instituir sobre os objetos de discurso. Constatamos que no percurso hipertextual há elementos inovadores como os links, mas também uma historicidade que lhe é constitutiva, derivada dos discursos manifestos na materialidade discursiva dos hipertextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juçara Moreira Teixeira, Universidade Federal Minas Gerais.

Mestre em Letras. Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal Minas Gerais.

Downloads

Como Citar

TEIXEIRA, Juçara Moreira. RELAÇÕES (INTER) DISCURSIVAS NO PERCURSO HIPERTEXTUAL: ENTRE A HISTORICIDADE E A INOVAÇÃO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/790. Acesso em: 6 nov. 2024.