RELAÇÕES (INTER) DISCURSIVAS NO PERCURSO HIPERTEXTUAL: ENTRE A HISTORICIDADE E A INOVAÇÃO
Resumo
Neste trabalho, propomos uma análise das relações estabelecidas entre hipertextos nos percursos de leitura abertos pelos links. A partir dos estudos sobre a internet e o hipertexto e a Análise de Discurso, realizamos um estudo de caso em uma revista eletrônica feminina. Concluímos que os hipertextos se ligam discursivamente por meio de enunciados pertencentes a formações discursivas contíguas, não admitindo, no percurso de leitura, o diálogo entre discursos que contradizem a(s) visão(ões) que se deseja instituir sobre os objetos de discurso. Constatamos que no percurso hipertextual há elementos inovadores como os links, mas também uma historicidade que lhe é constitutiva, derivada dos discursos manifestos na materialidade discursiva dos hipertextos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .