FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELOS E RESSONÂNCIAS DO PENSAMENTO REFLEXIVO

Autores

  • Carmem Lúcia Artioli Rolim Universidade Federal de Tocantins
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal de Tocantins

Resumo

Esse estudo traz questões inerentes ao processo de formação de professores, objetivando abordar teorias presentes no “fazer” docente, através de discussões envolvendo certezas e incompletudes que permeiam o saber construído pelo professor. Considerando teorias presentes nas práticas pedagógicas, discutimos o pensar reflexivo referenciado principalmente em proposições de Dewey (1953), Schön (1995), e Zeichner (1993). Um caminhar que questiona a formação de professores considerando o envolvimento de conceitos complexos construídos no campo teórico e prático, onde os limites ultrapassam a sala de aula, relacionados ao contexto sociocultural e a visão crítica da prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Artioli Rolim, Universidade Federal de Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal de Tocantins

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Como Citar

ARTIOLI ROLIM, Carmem Lúcia; DOS SANTOS, Jocyléia Santana. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELOS E RESSONÂNCIAS DO PENSAMENTO REFLEXIVO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/794. Acesso em: 6 nov. 2024.