FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELOS E RESSONÂNCIAS DO PENSAMENTO REFLEXIVO
Resumo
Esse estudo traz questões inerentes ao processo de formação de professores, objetivando abordar teorias presentes no “fazer” docente, através de discussões envolvendo certezas e incompletudes que permeiam o saber construído pelo professor. Considerando teorias presentes nas práticas pedagógicas, discutimos o pensar reflexivo referenciado principalmente em proposições de Dewey (1953), Schön (1995), e Zeichner (1993). Um caminhar que questiona a formação de professores considerando o envolvimento de conceitos complexos construídos no campo teórico e prático, onde os limites ultrapassam a sala de aula, relacionados ao contexto sociocultural e a visão crítica da prática educativa.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .