MISSIONÁRIAS EDUCADORAS EM SÃO PAULO: UMA INVISIBILIDADE HISTÓRICA (SÉCULOS XIX e XX)
Resumo
O artigo traz uma reflexão sobre religião, gênero e educação, procurando mostrar como as doutrinas religiosas foram defensoras e propagadoras dos papéis a serem desempenhados pelas mulheres. Dirigindo-se mais especificamente aos trabalhos educativos desenvolvidos pelas escolas protestantes em São Paulo, o texto aborda a relevância da atuação eclesiástica no período e, como as Igrejas, por meio das instituições escolares, atuou em defesa dos desvalidos, na implantação das ideias de paz e de justiça e, no avanço intelectual e moral da sociedade. Nesse aspecto, muitas das professoras além de personificarem os arquétipos femininos para o exercício do magistério, também defenderam a co-educação como premissa de ideais democráticos e igualitários.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .