Representações sociais de gestores escolares sobre o trabalho de professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Ao analisar o quadro de profissionais que atuam como docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, constata-se que são poucos os profissionais do gênero masculino, fato que fez surgir o interesse em investigar as representações sociais dos gestores de escolas públicas de Naviraí-MS em relação ao trabalho de homens professores com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórica baseia-se em discussões relativas à gestão escolar, representações sociais e questões de gênero. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro gestores de escolas públicas. Os resultados indicam que há uma boa aceitação em relação ao trabalho desenvolvido por homens professores, sendo destacadas pelos entrevistados questões inerentes ao bom relacionamento e à prática pedagógica que influenciam positivamente na aprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .