Plano Nacional de Educação e a educação básica em Municípios das Regiões Meio-Oeste e Planalto Serrano Catarinenses
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p651-667Resumo
O texto analisa o sistema de Educação Básica dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional-SDRs de Santa Catarina, sediadas nos municípios de Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos, compreendendo 26 municípios. As questões priorizadas pelo trabalho são: qual é a evolução do número de estudantes que frequentam as escolas de educação básica do Meio-Oeste e Planalto Serrano catarinenses, compreendendo as SDRs sediadas em Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos? Como se dá a permanência desses estudantes nas diferentes etapas da educação básica? Através de pesquisa de campo realizada em 2014, o estudo mapeia a evolução de matrículas em cada SDR, município e escolas, identificando o número de estudantes em seus respectivos anos de escolaridade. Tomando o Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024) como base, a análise tem por finalidade elencar elementos que possibilitem a definição de políticas educacionais coletivas para a melhoria das instituições escolares, na perspectiva da permanência dos estudantes nas escolas, visando o desenvolvimento social nessa região. Na relação entre a educação, desenvolvimento sustentável e outros valores, ressalta-se a importância do desenvolvimento da consciência sobre a sustentabilidade do próprio desenvolvimento local e global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .