Diálogo e colaboração em Reunião em Espaço Aberto:
formação continuada online com Scratch
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p735-749Resumo
O presente artigo apresenta a utilização da Metodologia de Reunião em Espaço Aberto (OST) no contexto de uma formação continuada online com Scratch a qual se intitulou “Programando e Aprendendo com o Scratch”. Tal formação problematizou conhecimentos e saberes relacionados às tecnologias educacionais e utilizou-se da metodologia de Reunião em Espaço Aberto a qual se mostrou como uma interface que desafia os participantes a resolver problemas de forma colaborativa e dialógica. A metodologia de Reunião em Espaço Aberto, ou Open Space–OST, foi criada ou “iniciada” pelo estadunidense Harisson Owen em 1997 e apresenta a junção de elementos de várias culturas ancestrais, como o caso do “bastão de falar” presente nas reuniões de círculo nas aldeias africanas, indígenas e em aldeias no interior de Portugal, os “jornais de parede, ou mercados tradicionais” presentes em culturas medievais e contemporâneas, o “respeito pelo outro” das culturas orientais. A partir dos desafios propostos aos professores no espaço aberto, foram produzidos vídeos com músicas, mapas conceituais, paródias, poesias e histórias animadas com o Scratch. Ao fim de cada atividade os participantes eram convidados a produzir uma narrativa crítico-reflexiva sobre a experiência vivenciada. A experiência descrita é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação, em andamento e conta com o financiamento integral por meio de bolsa PROSUP/CAPES.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .