Trajetórias de educação ambiental na Amazônia Paraense:

releituras e inquietações do legado freiriano na formação do educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p341-355

Resumo

As contribuições do pensamento de Paulo Freire para a educação brasileira são indiscutíveis. O presente artigo parte das preocupações acerca da problematização do papel da educação ambiental para a melhor compreensão e leitura crítica da realidade, demonstrando as aproximações entre o campo teórico da educação ambiental e o pensamento freiriano e suas releituras. O artigo se organiza a partir da apresentação da trajetória da autora, seu percurso acadêmico e profissional e a aproximação tanto da teoria freiriana por meio de experiências em atividades formativas de alfabetização de jovens e adultos com base nesta teoria, quanto da educação ambiental em suas várias concepções e possibilidades práticas, vista a partir de alguns resultados de pesquisa apresentados. A metodologia para elaboração do artigo obedeceu, portanto, uma perspectiva qualitativa, com ênfase para a apresentação de uma narrativa como condutora dos encontros com as discussões tratadas. Conclui-se afirmando a atualidade do pensamento freiriano, a necessidade de sua releitura para a melhor compreensão da realidade socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA - UFPA.

Publicado

2018-08-31

Como Citar

SILVA, Marilena Loureiro da. Trajetórias de educação ambiental na Amazônia Paraense:: releituras e inquietações do legado freiriano na formação do educador. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p341-355. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3341. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire