Educação de pessoas surdas
a formação dos/as educadores/as em foco
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p921-943Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos de um processo de formação continuada de educadores/as, com foco na educação de pessoas surdas, nas práticas educativas de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os procedimentos adotados foram: a formação de um grupo de estudo com o público-alvo (educadores/as), realizado quinzenalmente, intercalando aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e debates sobre a educação de pessoas surdas; e a observação de práticas educativas, que serviram de parâmetro para confrontar os conhecimentos adquiridos nos momentos formativos. Realizamos 18 (dezoito) encontros, dos quais participaram nove educadores/as, entre professores/as titulares e tutores, professora de AEE, instrutor de Libras, intérprete e especialista. Os dados mostraram que, embora as questões relativas à educação de pessoas surdas envolvam aspectos mais amplos, as discussões realizadas nos momentos formativos tiveram alguns impactos na atuação dos/as profissionais que deles participaram, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .