O discurso sobre as metodologias ativas para o ensino de biologia
teorizações e trilhas na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p917-938Palavras-chave:
Discurso pedagógico, Ensino de biologia, InovaçãoResumo
Há muitas e boas razões para incluir as metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores, já que elas permitem tanto ao docente quanto ao discente conscientizarem de seu papel ativo, participativo e crítico à altura do tempo em que vivemos. Neste artigo, relatam-se os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com o objetivo de analisar o discurso dos licenciandos em sobre o uso de metodologias ativas para o ensino de biologia. O corpus de análise é composto pelos dizeres de doze licenciandos e discutido pelo referencial da Análise de Discurso Francesa. Os resultados destacam três abordagens, denominadas por trilhas, que expressam os sentidos produzidos pelos licenciandos sobre a aprendizagem ativa. Por fim, estes sentidos sinalizam uma forma de problematizar o discurso pedagógico autoritário e desbravar as trilhas inovadoras e desejáveis para a docência.
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