Atividades experimentais como estratégia didática

do aprender ao ensinar Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p625-643

Palavras-chave:

Laboratório didático, Ensino fundamental, Ensino de Ciências.

Resumo

O presente estudo discute modelos para instituir uma nova visão sobre o papel dessas atividades na aprendizagem em Física, a partir de propostas didáticas presentes na literatura. A questão central está assim definida: Como os futuros professores de Física/Ciências acolhem e se apropriam das discussões sobre o papel das atividades experimentais na educação básica, frente a um modelo distinto do que vivenciaram em sua formação? O objetivo está em verificar a forma pela qual essas discussões contribuem para instituir, nesses sujeitos, uma nova visão sobre o papel das atividades experimentais na aprendizagem em Física. Para isso, foi elaborado um módulo didático envolvendo discussões teóricas e propostas de atividades experimentais. O estudo desenvolvido com quatorze acadêmicos apontou que os licenciados têm consciência da necessidade de utilizar propostas didáticas distintas das vivenciadas, ao mesmo tempo em que revelam dificuldades para isso, tanto sob o ponto de vista epistemológico, como pedagógico.

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Biografias Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular no Curso de Física na Universidade de Passo Fundo.  Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) na UPF. 

Roberto Oliveira da Silva, Instituto Federal do Pará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo/RS, Especialista em Educação para Relações Étnicas Raciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Altamira, licenciado pleno em ciências naturais com habilitação em física pela Universidade do Estado do Pará.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universiade de Passo Fundo.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; SILVA, Roberto Oliveira da; DARROZ, Luiz Marcelo. Atividades experimentais como estratégia didática: do aprender ao ensinar Física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 625–643, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p625-643. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3815. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Práticas pedagógicas