Implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na prática pedagógica de uma professora de Educação Especial
proposta de um curso de formação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p843-863Palavras-chave:
Educação especial, Tecnologia assistiva , Formação de professores.Resumo
O estudo teve como objetivo implementar e avaliar um curso de formação em Tecnologia Assistiva (TA) na perspectiva colaborativa a partir de demandas apresentadas por uma professora de Educação Especial. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: na primeira foi utilizado um roteiro para observação em sala de aula; na segunda foi desenvolvido um curso de formação em TA e na terceira foi realizada avaliação do curso pela professora participante do estudo. Os dados obtidos indicaram ausência de implementação dos recursos de TA. Após a realização do curso de formação foi possível constatar que o mesmo promoveu a compreensão sobre a importância da TA, sua finalidade, bem como a instrumentalização da participante. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir sobre a importância e necessidade de se promover junto às políticas públicas a formação de professores para o uso de TA.
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