Wahuiru Pakup
novo sol na escola indígena Sateré-Mawé
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4170Palavras-chave:
educação indígena, Sateré-Mawé, etnografia.Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa etnográfica sobre os sentidos da escola para uma comunidade Sateré-Mawé (Maués/AM). A primeira parte do artigo aborda aspectos históricos das lutas travadas pelo grupo para persistir em seus modos tradicionais de existência, afirmando sua identidade étnica, e os percalços até o reconhecimento oficial da escola indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol). Já a segunda parte analisa as relações sociais e simbólicas na escola, seus ritos, tempos e espaços específicos, visando compreender as práticas sociais e pedagógicas que nela ocorrem. Por fim, empreende-se uma reflexão sobre o papel da subjetividade durante a pesquisa etnográfica, que demandou uma intensa imersão no campo, com observação participante nas atividades cotidianas locais.
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