O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4571Palavras-chave:
altas habilidades/superdotação, avaliação psicopedagógica, educação inclusiva.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar como acontece o encaminhamento para avaliação psicopedagógica dos estudantes com características de altas habilidades/superdotação matriculados nos 5º anos, das escolas estaduais de Campo Grande/MS. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizou-se a análise documental e dados do Projeto Piloto de Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), desenvolvido pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação. Conclui-se que a inclusão escolar dos estudantes com altas habilidades está acontecendo de forma lenta e insignificante, visto o número de estudantes identificados e os que são encaminhados pelos professores do ensino regular para avaliação e identificação. Isso pode ter ocorrido ou pelo grande número de estudantes faltosos, ou pela falta de conhecimento dos professores sobre as diferentes características dos estudantes, o que não condiz com os princípios do direito educacional e da educação inclusiva, necessitando assim, de políticas públicas prioritárias isso ocorra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .