A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia
discursos e práticas pedagógicas na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937Palavras-chave:
educação antirracista, formação de professores, ensino superior.Resumo
Este artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.
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