Frequência com que professores de Física utilizam estratégias de ensino associadas à aprendizagem significativa
estudo envolvendo a percepção dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4987Palavras-chave:
estratégias de aprendizagem, ensino de física, ação docente.Resumo
O presente artigo relata um estudo desenvolvido com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo estava em identificar com que frequência estratégias de ensino associadas à Aprendizagem Significativa são utilizadas em aulas da componente curricular Física. A amostra da pesquisa contou com 201 alunos de dez turmas, sob a regência de cinco professores. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários estruturada na escala Likert de cinco pontos e com 46 assertivas divididas em seis categorias (Trabalho Aberto, Motivação, Meio, Criatividade, Mapa Conceitual e Adaptação Curricular). O questionário foi uma tradução e adaptação de outro já elaborado e validado na literatura a partir do discutido no Método Ballester, referente a ações didáticas associadas a promover a aprendizagem significativa. Os dados apontam que, em termos das estratégias de ensino vinculadas ao Método Ballester, os docentes investigados apresentam tendência a utilizar as variáveis mencionadas por Ballester, todavia, algumas se mostraram aquém do desejado, como é o caso do Meio e Mapa Conceitual.
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