Trabalho infantil e a escola do campo
reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5321Palavras-chave:
princípio educativo, trabalho infantil, escola do campo.Resumo
Este artigo discute o trabalho infantil e a escola do campo, considerando o princípio educativo contido na categoria trabalho, na relação com a educação da classe trabalhadora camponesa e seus filhos. Para tanto, adota-se os pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético, realizando uma discussão teórica e conceitual, a partir de uma investigação de cunho bibliográfico. É possível observar que a concepção de trabalho de crianças no âmbito da agricultura familiar camponesa constitui-se como organismo de socialização, na relação que o camponês imprime sobre a terra por meio de práticas agroecológicas, permitindo o princípio educativo do trabalho, em contraposição a forma perversa de exploração do trabalho de crianças. Conclui-se que a escola do campo, atrelada às contribuições do trabalho como princípio educativo na formação de crianças da classe trabalhadora do campo, reforça a luta por uma nova ordem social e novo projeto societário de campo.
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