Trabalho infantil e a escola do campo

reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5321

Palavras-chave:

princípio educativo, trabalho infantil, escola do campo.

Resumo

Este artigo discute o trabalho infantil e a escola do campo, considerando o princípio educativo contido na categoria trabalho, na relação com a educação da classe trabalhadora camponesa e seus filhos. Para tanto, adota-se os pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético, realizando uma discussão teórica e conceitual, a partir de uma investigação de cunho bibliográfico. É possível observar que a concepção de trabalho de crianças no âmbito da agricultura familiar camponesa constitui-se como organismo de socialização, na relação que o camponês imprime sobre a terra por meio de práticas agroecológicas, permitindo o princípio educativo do trabalho, em contraposição a forma perversa de exploração do trabalho de crianças. Conclui-se que a escola do campo, atrelada às contribuições do trabalho como princípio educativo na formação de crianças da classe trabalhadora do campo, reforça a luta por uma nova ordem social e novo projeto societário de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Possui Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores.

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, sendo bolsista FAPEAM. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.  

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas.

Publicado

2024-08-23

Como Citar

NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do; SOUZA, Érica de Souza e; BORGES, Heloisa da Silva. Trabalho infantil e a escola do campo: reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024026, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5321. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5321. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda