Educação do Campo em movimento
macrocentros em diálogos com as escolas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5367Palavras-chave:
Comitê de Educação do Campo, território, proposta pedagógica.Resumo
Este artigo se configura em um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada “Educação do campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES)”. A metodologia se ancora nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico sobre a Educação do Campo, com foco nos grupos dos Macrocentros Extremo Norte, Norte, Centro Serrano, Sul e Extremo Sul no Espírito Santo. Os resultados revelam que os Macrocentros produziram documentos essenciais em atenção às escolas multisseriadas, com discussão e participação coletiva dos sujeitos campesinos no fortalecimento do fazer pedagógico dessas unidades escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .