Educação do Campo em movimento

macrocentros em diálogos com as escolas multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5367

Palavras-chave:

Comitê de Educação do Campo, território, proposta pedagógica.

Resumo

Este artigo se configura em um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada “Educação do campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES)”. A metodologia se ancora nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico sobre a Educação do Campo, com foco nos grupos dos Macrocentros Extremo Norte, Norte, Centro Serrano, Sul e Extremo Sul no Espírito Santo. Os resultados revelam que os Macrocentros produziram documentos essenciais em atenção às escolas multisseriadas, com discussão e participação coletiva dos sujeitos campesinos no fortalecimento do fazer pedagógico dessas unidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Possui licenciada em Pedagogia com habilitação em docência, supervisão e administração escolar. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) CEUNES - UFES. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES, na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Atualmente, ocupa o cargo de Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, Espírito Santo, Brasil.

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando no campus de São Mateus no Norte do Espírito Santo.  Pesquisador do Prometheus - Núcleo de Estudos Críticos. 

Publicado

2024-10-04

Como Citar

BALDOTTO, Ozana Luzia Galvão; MORILA, Ailton Pereira. Educação do Campo em movimento: macrocentros em diálogos com as escolas multisseriadas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024047, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5367. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5367. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda