As inter-relações entre desenho universal para aprendizagem e da tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5449

Palavras-chave:

desenho universal para aprendizagem, tecnologia assistiva, educação inclusiva.

Resumo

Dentro do contexto da educação inclusiva, surgem diversas teorias e ações visando promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a Tecnologia Assistiva (TA) vem se destacando. Assim, o objetivo do artigo é analisar as inter-relações existentes entre o DUA e a TA no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. A metodologia utilizada neste ensaio foi a revisão bibliográfica, narrativa por meio de uma discussão teórica baseada em trabalhos científicos publicados sobre as temáticas em questão. Em síntese, fica evidente que, embora as duas abordagens se apresentem com características distintas, ambas guardam semelhanças quanto aos seus objetivos, que a rigor, almejam a inclusão educacional. Uma vez que o DUA e TA sejam tratados aqui como abordagens complementares, a ponto de uma não excluir a outra, pela revisão de literatura realizada, são suficientes as evidências de que essas abordagens quando trabalhadas em conjunto, tem uma ótima eficácia no processo de inclusão escolar de alunos com deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leidmar Cunha Melo, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Ensino de Genética pela UEMANET. Mestranda em Educação Inclusiva - PROFEI - pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente professora de ciências do ensino fundamental maior da Rede Municipal da cidade de São Bernardo do Maranhão e de Santa Quitéria do Maranhão.

Antônio Roberto Coelho Serra, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Graduado em Administração pela UEMA. Mestre em Administração pela UFSC. Doutor em Administração pela FGV. Pós-doutor pelo Knowledge Media Institute da Open University – Reino Unido. Professor Adjunto da Uema, atuando na graduação pelo Curso de Administração do CCSA e na Pós-Graduação pelo Mestrado em Educação Inclusiva em rede da CAPES. 

Wallysabel Araújo Veras, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas pela Faculdade Internacional do Delta (FID), em Gestão escolar e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Focus. Mestranda em Educação Inclusiva - PROFEI - pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente coordenadora padagogica da EEMTI de Croatá Flavio Rodriues.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

MELO, Leidmar Cunha; SERRA, Antônio Roberto Coelho; VERAS, Wallysabel Araújo. As inter-relações entre desenho universal para aprendizagem e da tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024037, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5449. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5449. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica