As inter-relações entre desenho universal para aprendizagem e da tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5449Palavras-chave:
desenho universal para aprendizagem, tecnologia assistiva, educação inclusiva.Resumo
Dentro do contexto da educação inclusiva, surgem diversas teorias e ações visando promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a Tecnologia Assistiva (TA) vem se destacando. Assim, o objetivo do artigo é analisar as inter-relações existentes entre o DUA e a TA no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. A metodologia utilizada neste ensaio foi a revisão bibliográfica, narrativa por meio de uma discussão teórica baseada em trabalhos científicos publicados sobre as temáticas em questão. Em síntese, fica evidente que, embora as duas abordagens se apresentem com características distintas, ambas guardam semelhanças quanto aos seus objetivos, que a rigor, almejam a inclusão educacional. Uma vez que o DUA e TA sejam tratados aqui como abordagens complementares, a ponto de uma não excluir a outra, pela revisão de literatura realizada, são suficientes as evidências de que essas abordagens quando trabalhadas em conjunto, tem uma ótima eficácia no processo de inclusão escolar de alunos com deficiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .